Passo a passo - Taumatrópio


A palavra Taumatrópio vem do grego thaûma (maravilha) + tropos (virar, transformar) que significa "que se transforma em algo maravilhoso".
Taumatrópio  foi o primeiro brinquedo desenvolvido para a arte de animação, e foi inventado entre 1824 e 1827, por John Ayrton Paris, médico e físico inglês, como objetivo de provar o fenômeno ocular da “persistência retiniana”. 
Trata-se de um objeto composto por um círculo de papel preso com um palito com duas imagens diferentes estampadas. O objetivo é que as imagens se sobreponham ao girar com rapidez, daí vemos as duas figuras sobrepostas, como o exemplo do aquário e do peixe. Esse efeito ou ilusão de óptica é dado pelo fenômeno da "persistência retiniana".

Persistência Retiniana é a capacidade que o olho humano tem de reter a imagem, ou seja, as imagens permanecem por um determinado tempo em nossa retina – cérebro.



Passo a passo para fazer um Taumatrópio


·         Faça um desenho de cada lado do objeto, mas certifique-se que o desenho se complementa (galho de árvore e pássaro, galho e flor, rosto e sorriso etc)


·    Gire o objeto com rapidez!! Verá que os desenhos se sobrepõem formando apenas um! Esse é o Taumatrópio e o início da animação.