Passo a passo - Flipbook

 Flipbook

O Flipbook é uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina. Muito popular nos finais do século XIX e início do século XX, sendo ainda fabricados hoje em dia. Conhecido em inglês por flip booke (por vezes também chamado  "cinema-de-bolso"). Foi criado por volta de setembro de 1868, patenteado por John Barnes Linnett. O Flipbook é essencialmente uma forma primitiva de animação. Como imagens em movimento, eles dependem de persistência da visão para criar a ilusão de que movimento contínuo está sendo visto em vez de uma série de imagens descontínuas sendo trocadas em sucessão — isto também é conhecido como o fenómeno phi. Ao invés de "leitura" esquerda para a direita, um visualizador simplesmente olha para a mesma localização das imagens enquanto as páginas viram. O livro também deve ser invertido com velocidade suficiente para a ilusão de trabalhar, de modo à maneira padrão de "ler" é para segurar o livro com uma mão e folhear as páginas com o polegar da outra mão. A palavra alemã para flip-book - Daumenkino, literalmente "cinema polegar", reflete este processo. 


Passo a passo para fazer um Flipbook

·         A primeira coisa a se fazer é pensar em uma história. Ter a ideia em mente é fundamental para fazer um bom flipbook. Se você quiser, pode-se fazer um rascunho antes de começar, assim você poderá colocar as ideias em ordem. Com a ideia pronta é hora de começar os desenhos.

 

·         Deixem em branco as 05 primeiras folhas do bloquinho. Uma coisa importante é não desenhar na folha toda. Deixe em branco a parte da folha mais próxima à borda do bloquinho onde as folhas ficam coladas, pois quando você folhear o flipbook essa parte não será vista direito.

 

·         Cada desenho deve ter uma pequena diferença do desenho anterior. Os movimentos desejados devem ser sutis, se você fizer desenhos muito diferentes seu flipbook ficará “piscando” e não terá uma aparência legal. O ideal é usar o desenho anterior como base para se fazer o desenho seguinte, então comece pelo final do bloquinho. Na prática, quanto mais desenhos forem feitos melhor será o resultado. Quando você acabar todos os desenhos basta folhear seu flipbook  com os dedos e ver os resultados.